11 de mar de 2011

Seus produtos de beleza tem vida útil?

Como é difícil aceitar que aquele batom rosa perfeito ou aquele delineador tão desejado terão que ir pra lixeira. Mas chega um ponto que temos que aceitar a  realidade de que nossos produtos de beleza eventualmente tornarm-se terreno propício para as bactérias.

Como saber quando os produtos de beleza se expiram?

A revista Allure - The Beauty Expert conta pra nós!!!




Rímel:
Este é o item de maquiagem que você deve ser mais vigilante. "Como a escova é retirada, aplicada, e colocada de volta no tubo, traz com ela todas as bactérias que tenha recolhido ao longo do caminho", explica o cosmético químico Jim Hammer. As bactérias que alí ficaram podem causar vermelhidão e coceira, ou até mesmo conjuntivites e abcessos. Troque seu rímel a cada dois ou três meses para se estar sempre segura. "Ela também tem um cheiro distinto, como a gasolina, uma vez que ela esteja contaminada", diz o maquiador Pati Dubroff. Se você desenvolver algum dos sintomas negativos, imediatamente jogue fora qualquer uma das suas maquiagens de olhos que podem ter sido contaminadas também. Se os seus olhos ainda estiverem irritados um ou dois dias após  a interrupção do uso consulte um oftalmologista.
Base:
Com exceção das fórmulas em pó, todas as base são a base d'água,  e as bactérias amam isso. Lacrado a base  pode durar por anos, mas uma vez que ela é aberta, Hammer diz, "É melhor substituí-la depois de 6 a 12 meses". Manter bases longe do calor e ambientes úmidos (como o banheiro), temperaturas elevadas também  favorecem o crescimento de bactérias e pode acelerar seu vencimento, essa é uma verdade para os produtos de beleza em geral. Um cheiro fora do normal ou uma mudança de cor indica que a fórmula já está deteriorada e aplicá-la pode causar irritação ou erupções.



Corretivo:
Este é destinado a cobrir manchas, não causar, que é o que pode acontecer se você usar um corretivo que está velho demais. "Você saberá se estragou, porque a cor vai começar a mudar", diz o químico cosmético Ni'Kita Wilson. Corretivo em pó e em bastão pode durar até dois anos, quanto aos líquidos deve ser trocados após um ano.






Pó facial:  
Eles tem validade por até dois anos. Ainda assim, como Wilson assinala, "alguns pós podem conter pequenas quantidades de água a partir de extratos botânicos, então há o risco de crescimento de bactérias se deixados no banheiro". Os extratos botânicos frequentementes encontrados nesses produtos são os extrato de aveia, camomila, aloe, bambu, e os extractos de chá verde.






Blush: 
As mesmas regras que se aplicam para o pó serve para blush em pó, uma vez que não contêm água. Blush em creme, porém, deve ser substituído após um ano. Para prolongar a vida de qualquer blush, Wilson aconselha limpar o pincel de blush regularmente e armazenar em local escuro e seco. "Se o seu blush for molhado, você corre o risco de promover o crescimento de bactérias", diz Wilson. A umidade pode vir na forma de resíduo da sua base e hidratante para o rosto. Dubroff explica: "Se você está aplicando blush sobre estes produtos, os óleos se agarram as cerdas e transfere-se para o blush." Isto acabará por provocar uma película acinzentada a se formar sobre as fórmulas em pó, ou uma camada de giz branco em cima de cremes. Para evitar que isto aconteça, depois de aplicar base e hidratante, aguarde alguns minutos antes de passar blush. Você também pode tirar o excesso de oleosidade do seu rosto em primeiro lugar, para somente depois passar o blush, imediatamente limpe o pincel com uma toalha seca. Com pós ou cremes, textura também é um indicador, se o blush compacto se tornar tão firme a ponto de não sair no pincel está na hora de comprar um novo.

Sombra:
Sombras? Sim, por favor. Olhos irritados? Não, obrigado. Para que seus olhos não fiquem vermelhos e com comichão, substituir as sombras em pó, após cerca de três meses, de acordo com Hammer. Mesmo sendo elas semelhantes aos pós em sua formulação eles estão constantemente em contato com uma membrana mucosa, então há um maior risco de transferência de bactérias para o produto e depois para os olhos. Preste atenção extra às sombras cremosas, que tendem ao crescimento de bactérias  mais rapidamente do que as em pós. Se você usar os dedos para aplicar, lavar as mãos antes de fazê-lo, e estar sempre atenta para quaisquer mudança de cor ou cheiro.


Lápis de olho ou delineador:
Líquido ou lápis, estes definidores de olho deve ser substituído a cada três meses. Como as sombras, eles são aplicados junto a uma área sensível e pode pegar bactérias e levá-las de volta para o olho muito facilmente, sem quaisquer sinais visíveis de contaminação", adverte Hammer. Se você usar um delineador ou lápis sujo pode ocorrer vermelhidão, coceira, ou, em casos extremos, a conjuntivite. O lápis irá durar um pouco mais do que o líquido se você apontá-lo regularmente, mas você saberá que eles estão imprópio para o uso uma vez que uma película branca começar a se desenvolver na ponta dele e esta não poderá ser removida pelo apontamento, diz Dubroff.


Batom e Gloss:
A cor errada pode estragar o seu humor, mas o risco da fórmula estragar (ou  haver crescimento de bactérias) é baixa, uma vez que não contém água, diz Hammer. Mas desde que são repetidamente expostas a área da boca, ele sugere a substituição dos produtos para os lábios depois de um ano, ou após recente doença. Batons e glosses contêm ingredientes oleosos que começam a cheirar como óleo de cozinha velho ao longo do tempo, de acordo com Dubroff, que também fala para prestar atenção para mudanças na textura. "Você saberá que um batom já foi quando ele ficar duro e você não conseguir espalhar o pigmento nos lábios, o gloss ficará marcado e separado ao ser aplicado".


Esmalte:
Eles não vão se estragar por crescimento de bactérias. Eventualmente, porém, o esmalte pode secar e ficar grosso e aglomerado, os pigmentos sedimentação no fundo do vidrinho. Agite-o, e se a fórmula continuar separada, ele já era.








Acessórios:
Se limpos e armazenados adequadamente, bons pinçéis podem durar anos, mas quando as cerdas começarem a se desgastar ou cair, é hora de um novo conjunto. Para mantê-los impecáveis, Dubroff sugere limpá-los sobre um papel toalha ou pano seco após cada utilização, dando-lhes uma boa limpeza a cada duas semanas com um xampu suave. A melhor maneira de armazená-los é na posição vertical, sustentado em um vidro, onde eles possam tomar ar e não ser esmagados e deformados. Esponjas de maquiagem baratas devem ser substituídos após dois usos, de um lado, depois o outro. (A exceção: "as de alta qualidade que vêm com um limpador, como o Beauty Blender, que limpa bem", diz Dubroff.). As esponjas velhas e porosas não só sugam muita maquiagem como também são um grande foco de bactéria, ele explica.


Reportagem feito por  Sophia Panych para a Allure de Março/2011

5 comentários:

Teca disse...

Ótimo post! :)

PS: Procura-se colaboradora para o blog: http://vcmaisbonitasempre.blogspot.com/2011/03/em-busca-de-colaboradoras-para-o-blog.html

Rosana Borges Lacerda disse...

Amiga vc trabalha com esmaltes OPI ainda? Se for o caso qual o valor?
Bjs amei essas dicas.

Mandy Bergamaschi disse...

Ótimas dicas!
é sempre bom saber de detalhes assim...
Beijos

Fernanda disse...

Também gostei muito Mandy!!!
Beijos!

Aline disse...

Oi Fernanda, td bem?

Mandei e-mail pra ti pedindo cotação!!

Aguardo retorno!

Beijos